quinta-feira, 10 de junho de 2010

"SOM & MÚSICA" COM A BANDA DOM


Por: Júnior Ferreira

Olá galera, paz e música!
Tudo bom?.


Louvado seja Deus! Com a gente galera, estes queridos que já falaram tanto aos nossos corações: Augusto, Fred e Filipe - Banda Dom!


- Quem compõe a Banda Dom? Idades? O que fazem? Solteiros ou casados?
Augusto Cezar/DOM - O DOM é composto por Augusto Cezar, Filipe Freire e Frederico Cruz. Idade? Ehehehehe 40, 45 e 35 respectivamente. Eu e o Filipe somos músicos e professores e o Fred trabalha em uma operadora. Eu e o Filipe moramos no Rio e o Fred em SP e somos todos casados.



- Participam de que comunidade/paróquia? Desenvolvem trabalhos nas pastorais da igreja?
Augusto Cezar/DOM - Cada um tem uma atividade especifica. Como eu e o Filipe trabalhamos em colégios católicos, fica assim ligado a eles os nossos trabalhos pastorais. O Fred freqüenta uma paróquia em SP e participa de um grupo de casais católicos.





- Como se deu o chamado de vocês â missão, como tudo aconteceu, como se conheceram?
Augusto Cezar/DOM - Eu e o Filipe já nos conhecíamos da faculdade de música. Chegamos a trabalhar profissionalmente juntos e um dia descobrimos que tínhamos este algo mais que é a graça da fé católica. O Fred já tinha um trabalho católico musical junto à banda Bom Pastor e tinha também lançado um cd solo. Nós dois tocávamos no mesmo grupo de oração na paróquia da Ressurreição. Um dia eu tive um sonho que estava nas universidades, evangelizando com música. Aconselhado pela minha esposa, na época minha namorada, procurei um sacerdote e contei o sonho que tivera naquela noite. Ele me disse: pois estou precisando exatamente de um grupo para a música do Congresso Universitário Católico que estou coordenando. Você quer ajudar? Claro! E foi assim que tocamos juntos pela primeira vez. Depois vieram as reuniões, orações e ensaios. E tudo começou a ganhar a identidade que hoje compõe o DOM.



- Banda Dom, como vocês chegaram a este nome para a banda? Como foi o discernimento e qual o significado do nome DOM?
Augusto Cezar/DOM - Sempre em oração, procuramos diversos nomes, mas, sempre havia falta de consenso ou algum impedimento. Até que o Filipe trouxe esse nome: DOM. A principio o sentido era apenas do dom da música e do serviço que Deus havia nos dado. Queríamos que este dom desse frutos, queríamos devolver ao povo de Deus aquilo que ele mesmo havia nos entregado. Depois descobrimos através também do Filipe que D.O.M era usado antigamente nas igrejas para designar Deo Optimo Maximo – uma expressão em latim que quer dizer “Para Deus o máximo, o melhor” que resumia também o desejo de servir à Deus da melhor forma que pudéssemos.



- Qual o estilo da Banda Dom? Qual a identidade musical da Banda?
Augusto Cezar/DOM - Não sei qualificar exatamente o estilo do grupo, mas sei que qualquer um que ouve o DOM reconhece imediatamente a identidade musica do grupo principalmente pelo uso dos violões. Acho que as canções do grupo também tem uma certa característica mas eu não saberia traduzir isso em palavras.



- Qual o objetivo do trabalho da Banda Dom? O que desejam passar para as pessoas através da musicalidade de vocês?
Augusto Cezar/DOM - Louvar a Deus através da arte, da música. Principalmente é isso. Fazer da arte uma forma de conhecimento de Deus. A palavra conhecimento quer dizer inicialmente “nascer com” – “co-nascer”. Através da música nascer de novo em Deus, para Deus e por Deus.



- Vocês tem vários CDs gravados graças a Deus, qual a discografia da Banda dom?
Augusto Cezar/DOM - Este é o nosso 3º cd. O primeiro foi “Tudo é do Pai” – que tem a música titulo composta pelo Fred e gravada pelo padre Marcelo, padre Fábio e outros. O 2º trabalho foi o “Permanecer no Amor” e agora estamos lançando “O Amor Vai Falar” pela gravadora Canção Nova.



- Como vocês avaliam a trajetória e a missão da Banda Dom?
Augusto Cezar/DOM - São 10 anos. 10 anos de dedicação, esforço e dificuldades. Também e principalmente muitas bênçãos. Estamos com um novo site www.bandadom.com.br e superando os problemas que acabamos lidando pro sermos uma banda inter-estadual pois eu e o Filipe moramos no Rio e o Fred em São Paulo. Tudo fica difícil mas estamos nos esforçando e lançando mão da tecnologia para rezarmos e mantermos a unidade mesmo na distância.



- Algum de vocês consegue se dedicar integralmente à banda?
Augusto Cezar/DOM - Infelizmente ou não, pois Deus sabe o que faz, ninguém pode ainda se dedicar em tempo integral a banda.



- Dá para conciliar trabalho e banda, como administram o tempo?
Augusto Cezar/DOM - Nos esforçamos muito. Nem sempre é o ideal, quase nunca na verdade mas é o que é possível. Então entregamos a Deus nosso pouco e Ele transforma tudo no suficiente para evangelização. Acredito que Deus nunca deixará faltar nada para evangelizarmos.



- Como é o convívio de vocês fora da banda, como é a amizade da galera?
Augusto Cezar/DOM – Somos amigos e padrinhos de casamento uns dos outros. Infelizmente temos pouco tempo juntos mas quando podemos tentamos nos encontrar e manter o convívio fora do grupo.



- A Banda Dom têm se apresentado em que lugares, em que eventos?
Augusto Cezar/DOM - Acho que nunca estivemos aí. São 10 anos e muitos shows e viagens. Agora já começo a esquecer e confundir os lugares. Mas seria maravilhoso estar com vocês um dia. Quem sabe? Entreguemos à Deus este desejo.



- Como tem sido a receptividade das pessoas ao trabalho de vocês a música de da Banda Dom?
Augusto Cezar/DOM - Graças à Deus muito boa. Nestes anos todos percebemos que o importante é manter a coerência e como recebemos uma vez um conselho de um sacerdote: oração e reta intenção.



- Vocês vieram de um lar cristão? Se não, como chegaram até a igreja?
Augusto Cezar/DOM - Todos nós podemos dizer que tivemos lares crstãos sim. Alguns com mais proximidade outros menos mas nossas famílias dão testemunho do Cristo. Naturalmente já tivemos afastamentos e vivemos muitas vezes distantes da comunidade da Igreja. Talvez por isso a música “Tudo é do Pai” do nosso primeiro cd foi tão importante. De alguma forma todos já experimentamos o sentimento de retornos aos braços do Pai que o filho pródigo experimentou.



- Foi preciso abdicar de alguma coisa para escolher esse caminho na Banda Dom?
Augusto Cezar/DOM - Com certeza. Abdicamos e ainda o fazemos com nosso trabalho, o tempo de convivência com a família e nosso descanso. Mas também significa que abraçamos e recebemos muito também em graças. Não é fácil mas ninguém nos disse que seria.



- A música Tudo é do Pai de Autoria do Fred (Frederico Cruz), foi premiada com o Troféu Louvemos 2010, através de voto popular, como melhor música do ano, na voz de Pe. Fábio de Melo, e isto 10 anos após ser escrita. Fale pra gente, o que vem ao coração ao receber um prêmio de tamanha importância para a música católica?
A música Tudo é do Pai, foi escrita por Fred (Frederico Cruz), e, é uma alegria saber que a canção que foi motivadora de nossas vidas 10 anos atrás e continua a ser alegria e motivo de louvor ainda hoje para tantos outros.







- Qual a opinião de vocês da Banda Dom a respeito dos seguintes temas/assuntos: Casamento / Castidade /Aborto / Drogas



Augusto Cezar/DOM - Casamento é uma benção na minha vida. Encontrei nele minha vocação e sou completamente feliz. Sou casado com Aline Rosa há 4 anos e hoje acordo todos os dias agradecendo por tê-la em minha vida e por estarmos construindo a Igreja doméstica em nosso casamento.




Castidade é algo que esta no olhar, no pensamento e no nosso coração. Constantemente aprendo sobre a castidade e sou grato por isso. Seria bom se tivéssemos uma visão um pouco mais ampla sobre essa virtude.



Aborto é um tema delicado. Todos sofrem. Quem pratica o aborto, o abortado e toda a sociedade. Numa sociedade com mais amor à vida e uma compreensão mais profunda sobre dignidade e respeito conseguiríamos “linkar” todos os elos de uma corrente da pessoa humana e aí o aborto seria naturalmente visto como algo ruim, contrário a vida.





Drogas – tema complexo porque envolve uma geração grande de divisas. Muita gente se enriquece com o tráfico e comercialização das drogas. O que torna o tema difícil de ser discutido francamente. Do ponto de vista pessoal qualquer coisa que me afaste de mim mesmo, me viciando ou me alienando é algo que me escraviza e eu acredito que fomos criados para a liberdade do Amor em Deus.





- Contatos da Banda Dom para missão/eventos:
Augusto Cezar/DOM - O melhor contato conosco é o nosso site www.bandadom.com.br não deixe de visitar-nos e deixar um comentário ou mensagem para nós!





- As músicas da Banda Dom são tocadas na Radio América, escrevam uma breve mensgem a galera do Estado do Espírito Santo que curtem as músicas da banda aqui na Rádio América 101,5fm e 690 am.
Augusto Cezar/DOM - Queridos irmãos, Deus é Amor! Permaneçam N’Ele e deixem o Amor de Deus falar à vocês, por vocês e em vocês! Deus os abençoe e um abração do DOM!

Um comentário:

  1. Maravilhosa entrevista com a Banda Dom, ao qual aprecio e tenho uma admiração grande!

    Que Deus continue derramando suas bençãos sobre esses meninos que sao instrumentos nas mãos do Senhor, e também, sobre vocÊs, Amigos da América.

    Paz e Bem

    ResponderExcluir