quinta-feira, 17 de junho de 2010

"SOM & MÚSICA" COM BRUNO CAMURATI


Por: Júnior Ferreira

Palavras sinceras, vindas da alma, falando de Deus e dos homens, humanos como são - esta é a mensagem principal do cantor e compositor Bruno Camurati, do Rio de Janeiro.



Bruno iniciou sua trajetória na música católica há 10 anos, quando conheceu a Banda Em Nome do Pai, na Barra da Tijuca.
Além da Em Nome do Pai, Bruno Camurati teve suas músicas gravadas pela Banda DOM no CD Permanecer no Amor, entre elas Quanto tempo você tem e Fiat, e por Aline Venturi (Como não te amar?), e mais recentemente no CD O Amor vai falar, lançado pela Canção Nova. Bruno também participou, como rapper, cantando em inglês nos CDs Angels Night, Conexão Mensagem (do Ministério Mensagem Brasil) e Dunga na Pista, pela Canção Nova.



Hoje Bruno Camurati começa a trilhar um projeto solo, com o primeiro CD chamado Sobre os dias. Sobre os dias tem canções suas e parcerias com Maninho e Grecco, e produção de Duda Suliano.



- Olá Bruno, tudo bom? Fale pra nós, quem é o Bruno Camurati?
Olá Júnior, olá galera do Estado do Espírito Santo, tudo bom! Sou Bruno Camurati, 29 anos. Sou formado em design, trabalho com isso ainda. Além de cantor e compositor, sou ator também. Solteiro.



- Brunão, você participa em que comunidade/paróquia, desenvolve trabalhos nas pastorais da igreja?
Atualmente participo na paróquia da Ressurreição, no Arpoador-RJ, onde participo da pastoral do teatro.



- Como se deu o chamado do Bruno Camurati à missão? Como tudo aconteceu?
Comecei a cantar (a aprender a cantar) quando entrei pra Crisma, mas de fato evolui quando entrei para a banda Em Nome do Pai, em 1999, onde tocava teclado e cantava. Lá comecei a compor, conforme as inspirações de Deus, e a cantar e tocar melhor. Deus foi colocando as canções conforme a necessidade e o momento.



- Vários artistas da música católica, já gravaram composições suas, fale um pouco pra gente deste trabalho.
Começou porque o CD da Em Nome do Pai, Pare pra perceber, gravado em 2003, foi produzido pelo Filipe Freire, da Banda Dom. Ele conheceu meu trabalho e me incentivou a compor mais. A DOM gravou três músicas em seu segundo CD, e aquilo só confirmou a vocação. Acreditei que Deus tinha me chamado a isso mesmo, a compor, e a partir daí fui estudando e evoluindo. Pra mim é uma graça enorme ter músicas gravadas por outras bandas, indo a lugares que eu sozinho não poderia.



- Bruno você já participou de outra banda? Como foi?
Minha caminhada na música começou pela banda Em Nome do Pai. Cantávamos na Missa, nos eventos da paróquia (São Francisco de Paula, na Barra da Tijuca), e gravamos um CD. Aprendi muito com meus irmãos. Vivemos uma família muito bonita, e foi uma graça partilhar esses anos com eles. Na banda eu era tecladista, e cantava algumas músicas. Foi um grande aprendizado, tocamos em todos tipos de evento. Dou graças a Deus por essa vivência e pelos meus irmãos de banda.





- Qual seu estilo musical amigo? O que a galera pode esperar deste primeiro CD solo do Bruno Camurati?
Musicalmente é um som mais próximo do blues, jazz e mpb. O foco é no piano, num estilo mais acústico, onde se valoriza a voz e a mensagem.Agradeço este som ao meu parceiro de banda e de missão, Thiago Jacobs, que desde o início deste caminho solo tem me acompanhado e dirigido essa parte musical. Sobre o conteúdo, eu procuro trazer para minhas músicas uma reflexão sobre o nosso papel na nossa fé, e sobre questões que aparecem no dia a dia do cristão.



- O que você leva ai em seu coração como objetivo nesse seu trabalho musical na vida das pessoas irmão?
Eu acredito que tenho uma missão hoje, a de incentivar um olhar pra dentro de si mesmo, do papel nosso na Igreja, e do que sentimos e somos. Quero mostrar a grandeza do Amor incondicional de Deus, e de como nós precisamos abraçar esse Amor. Gosto de fazer crônicas, de contar histórias sobre momentos da vida. Vivemos de momentos bons de fé e conversão, mas também de momentos ruins e de dúvida. Quero falar sobre tudo isso, sempre mostrando o Amor paciente do nosso Pai.



- Este é o seu primeiro disco solo como você já nos disse, é uma novidade na sua missão, como foi esta experiência de gravar por conta própria?
Sim, primeiro disco solo. Foi um desafio e uma descoberta. Comecei com uma idéia, hoje termino com outra bem diferente. É muito difícil fazer tudo sozinho, ainda mais quando você não tem uma personalidade muito organizada (meu caso hehehe). Foi duro, e demorou, principalmente porque paguei tudo do bolso. Devo o excelente resultado ao produtor Duda Suliano, grande parceiro. Ótimos músicos participaram da gravação, e tive Maninho, um dos meus parceiros de composição, fazendo a direção vocal.





- Como você avalia Bruno a sua caminhada, essa trajetória através da música?
Acho que é cedo pra dizer, mas estou amadurecendo, no palco, na voz e no caminho. Ainda há muito que aprender.



- Além do ministério irmão, você tem outra atividade como vimos, você é designer, web designer, pode falar mais pra nós desse trabalho?
Sou designer, faço muitas capas de CD e livro, inclusive de artistas católicos. Entre eles, o CD do Márcio Pacheco, o Não desista de viver, de Diego Fernandes, Dentro de casa do Pe. André Luna, entre outros. Como web designer, sou responsável pelo site da Banda Dom, entre outros.



- Bruno, dá para administrar trabalho e missão?
Atualmente trabalho em casa. O bom de ser designer é poder trabalhar em qualquer lugar que haja um laptop. Mas confesso que não sou muito bom em administrar tempo. A vida pode virar uma bagunça às vezes.



- Quando o Bruno Camurati vai em missão, ele leva uma banda junto? Como é?
Quando posso, eu levo. Graças a Deus tenho irmãos generosos e competentes que me acompanham. São eles Thiago Jacobs no baixo, Gui Jacobs na guitarra/violão, Thiago Lima no teclado e André Guerra na bateria. Com eles tudo fica melhor.



- Bruno, você já deve ter ministrado por vários lugares, fale para nós que ligares são estes e o que vem ao seu coração em cada missão.
Os eventos são geralmente barzinhos e shows em paróquia.
Gosto de olhar no olho, tocar pra um público atento e participativo. Meu show não é pra pular, é pra ver e ouvir. Gosto disso.



- E a receptividade do povo de Deus ao seu trabalho musical, a este novo, como tem sido?
Graças a Deus, o público tem recebido muito bem. Fico impressionado com a resposta, de como as pessoas se identificam com minhas músicas, que a princípio parecem tão pessoais, mas, são parte da vida de muita gente. E tenho ficado muito feliz com a resposta dos demais artistas católicos, que estão muito felizes com o trabalho também.



- Sabemos que a família é a base e o começo de tudo. Você veio de um lar cristão? Teve incentivo da família na sua caminhada?
Vim de um lar cristão, minha mãe me incentivou a entrar na Igreja, e ficam muito felizes com a caminhada.



- Bruno, fale pra nós, foi preciso largar alguma coisa para escolher esse caminho através da música?
Ainda não precisei abdicar de muita coisa. Mas estou pronto pra o que vier.



- Qual é a sua opinião, sobre:
Casamento: é um belo Sacramento, que tem sido banalizado por algumas pessoas. Mas não há nada tão belo do que partilhar a vida com outra pessoa. / Castidade:uma graça e um dom que exige perseverança. Uma pena que é tão mal-compreendida hoje em dia. Feliz de quem valoriza e preserva sua castidade, a entregando a Deus. / Aborto: um crime contra a vida, um pecado muitas vezes gerado pelo egoísmo. / Drogas: uma fuga sem controle. A verdadeira felicidade não precisa de nenhum artifício nem produto. É pura!



- O que o Bruno Camurati diria para os irmãos que estão começando a trilhar este caminho musical agora?
Que sirvam dentro de suas paróquias primeiro. Que sejam humildes, conhecendo seu lugar e seu papel. Que cantem e toquem olhando no olho das pessoas. E que estudem Português e música, pois são os instrumentos, os meios, de transmitir a mensagem de Deus.



- Já aconteceu algo que te desmotivou Bruno? Já teve vontade de desistir de tudo?
Nunca quis desistir, mas já tive muitas dificuldades, principalmente por causa do tempo de dedicação, e também por trabalhar com pessoas com motivações diferentes. É importante que você e sua equipe estejam em sintonia e muita humildade.



- Você desenvolve um trabalho bacana também através do teatro, fale pra nós um pouco deste lindo trabalho.
O teatro surgiu através da música, e dentro da igreja. É uma continuação da expressão musical, e acho muito útil ao trabalho de intérprete. Hoje participo de peças grandes, musicais com mega-estruturas, e acho maravilhoso. É trabalho, assim como direito ou engenharia. E é muito gratificante.





- E você Bruno, consegue conciliar esta missão com o teatro em paralelo à missão com a música e o trabalho de design?
Esse é mais difícil, pois acontece também aos fins de semana. Fiquei dois meses ensaiando e mais três meses em cartaz com Era no tempo do rei, no Rio, e isso dificulta os shows. Mas é uma opção, dá pra levar. E em questão de fé, acho que há um preconceito com as artes de modo geral por parte dos cristãos. Nem toda peça, novela ou filme é pecaminoso, há de se ter senso crítico e maturidade para trabalhar e optar. Assim como na vida.



- Quais os contatos do Bruno Camurati para eventos/missões?
agenda@brunocamuati.com

- As suas músicas Bruno, estão sendo tocadas na Radio América, na sua voz e na voz de outros artistas, qual a mensagem que você gostaria de deixar todos que ouvem a sua música aqui na freqüência das Rádios América 101,5 FM e 690 AM?
Creiam e vivam o amor de Deus, e sejam perseverantes. Deus nos Ama.

Muito obrigado Bruno, Deus te abençoe irmão, venha visitar-nos aqui em Vitória/ES.

Um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário