sexta-feira, 4 de junho de 2010

"SOM & MÚSICA" COM A BANDA CANTO NOVO


Por: Júnior Ferreira

Olá galera, paz e música!
Tudo bom?.


Hoje, aqui com a gente, a galera ungida da Banda Católica Canto Novo, do Rio de Janeiro.



"Não somos um grupo que se junta pra tocar, mas, sim amigos que se juntam pra viver."
(Banda Canto Novo)

- Quem compõe a banda, quem são, idade e o que fazem, são solteiros, casados?
Canto Novo hoje, é composta por Cristiano Martins (37) no baixo, Miguel Ângelo (29) guitarra, Luis Felipe (32) voz, Luciana Mendonça (37) voz, João Paulo (22) Voz e violão e DJota Soares (19) bateria. Somente o João e o DJota que não são casados na banda.
Fora do palco também contamos com uma equipe muito legal composta por Paulinha (19) que toma conta da parte de venda de produtos da banda, Juliano Freitas (26) rodie e Adriano (18) apoio geral.



- Participam de que comunidade/paróquia, desenvolvem trabalhos nas pastorais da igreja?
A banda Canto Novo está ligada diretamente a RCC do Vicariato Norte da Diocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, mas, os integrantes participam em paróquia diferentes. Luis Felipe faz parte da Nossa Senhora de Fátima no bairro de Todos os Santos e trabalha com o ministério da comunidade, Cristiano faz parte da Pascom e da Comissão de Eventos, Luciana é da Comissão de eventos e João Paulo um dos coordenadores do Grupo Jovens. O três são da Divino Espírito Santo e São João Batista no bairro do Maracanã, Miguel Ângelo tocas nas missas da Santa Cruz dos Militares no Centro da Cidade, DJota também toca na Nossa Senhora da Conceição em Nilópolis e participa da comunidade Bom Pastor.



- Como se deu o chamado de vocês à missão, como tudo aconteceu, como se conheceram?
Muitas pessoas já passaram pela banda e deixaram um pouco de sua história.
O chamado aconteceu em 1990 quando alguns jovens partilhavam momentos de graças recebidos de Deus e comporam uma música inspirada no salmo 42. Logo após entraram em um festival onde foram vitoriosos com essa canção e sentiram no coração que Deus queria algo mais. Assim nasceu a banda Canto Novo.



O Rio de Janeiro é muito rico quando se fala de música católica. Hoje podemos dizer que na capital não existe uma paróquia onde não se tenha um bom ministério. Os atuais integrantes, se conheceram em momentos dentro da igreja onde estavam a serviço ou em formações. Os últimos integrantes a entrarem para a banda foram o João Paulo e o DJota.
João já era conhecido, pois cantava nas missas da mesma paróquia do Cristiano e da Luciana. Por ocasião do Retiro de Carnaval Rio de Água Vida de 2009, fizeram um convite para ele cantar junto com a banda. Com isso ele começou uma fase de discernimento e hoje é membro da banda.



O DJota conhecemos na vigília da Comunidade Bom Pastor que acontece toda última sexta-feira do mês. Fomos tocar numa noite e ele que estava na bateria. Nosso baterista na época não pode ir e ele tocou conosco. Imediatamente rolou uma “química”... se é que me entende... dele com a banda e logo após com a saída do baterista convidamos ele para começar a caminhar conosco.



- Como chegaram a este nome para a Banda Canto Novo, como foi o discernimento?
Em oração.
No início, estamos pensando como seria o nome na época freqüentávamos um Grupo de Oração chamado El Shadday que quer dizer Todo poderoso. Começamos com esse nome, mas, vimos que já existia uma banda protestante com esse nome e algumas católicas então numa tarde de oração da banda pedimos a Deus um novo nome. O Salmo 98 norteou esse momento de oração e a palavra Cântico Novo estava sendo muito forte em nossos louvores neste momento. Com isso sentimos no coração alguma coisa parecida com isso ficando Canto Novo como nome da banda.



- Qual o significado do nome Canto Novo?
Acho que é como diz à palavra que inspirou o nome banda Cantar sempre um Canto Novo ao Mestre e Senhor de todas as coisas.



- Qual o estilo da banda? Que tipo de música tocam?
Quando começamos, nosso chamado era tocar músicas de louvor geralmente encontradas no Louvemos ao Senhor e muita coisa evangélica como Altos Louvores, Banda e Voz dentre outros. Não existia muita coisa católica, não existia rádios católicas como hoje. Lembro que a banda esse ano completa 20 anos...rsrsrsrs.



Em 1992 começamos a conhecer alguns trabalhos católicos e em especial a banda Cristoatividade, que influenciou diretamente no estilo da banda. Sentimos que nos identificávamos muito com estilo que eles fazíamos e passamos a usar nosso dom para fazer um a trabalho mais voltado para a juventude.
Hoje a banda não deixa de tocar em encontros e retiros como, mas o estilo, ritmo, arranjos são sempre muito voltados e baseados em guitarras e estilos bem jovens.



- Qual o objetivo do trabalho da Banda Canto Novo? O que desejam passar para as pessoas com a banda, com a música?
Nosso objetivo é fazer a vontade de Deus. A banda começou tocando em eventos da RCC em tardes de louvor, encontros etc. Com o passar do tempo sentimos uma maior necessidade de falar de Deus para juventude devido ao próprio estilo da banda de pegar músicas já conhecidas e dar uma cara mais jovem. Começamos a fazer mais eventos voltados para juventude, shows e com isso abrimos um outro caminho. Hoje a banda faz um trabalho de evangelização com shows em praças, clubes, festas externas nas igrejas, mas não deixou de tocar em encontro e retiros de pastorais e principalmente da RCC.



- Quantos discos gravados tem a Banda Canto Novo? Fale mais deles pra gente.
Nossa primeira experiência com grava foi no CD Koynonia – Comunhão dos Fiéis, gravado e lançado em 1995. Era uma coletânea que contava com a participação de outras bandas também pela primeira vez gravando como Bom Pastor, Haguideni, dentre outras.
Em 2003 começamos a gravar no primeiro CD intitulado Encare os Fatos. Um CD voltado completamente para evangelização. O repertório fala diretamente para a juventude que vive seus conflitos normais da fase (desafios profissionais, drogas, família, conversão) mas que tem uma outra opção de viver isso com Jesus Cristo, o que é muito melhor. Neste CD tivemos a participação de vários amigos. Márcio Pacheco canta a música Junto a Mim, Dunga a música Ou Santo ou Nada e temos uma faixa escondida com uma versão de “Com Jesus é melhor” com a participação de Isaías, Inspiração Divina, Dom, Deny Libertnner – Banda LOVE, Olívia Ferreira, gravada originalmente no CD Koinonya de 1995.



- Como vocês avaliam a carreira/trajetória da Banda Canto Novo?
Carreira? Não sei se posso chamar assim o trabalho que fazemos. Não é fácil “viver da música católica” no Brasil. Nossa igreja ainda está assimilando esse novo, mas uma coisa podemos dizer que temos muita história pra partilhar e que crescemos muito com isso nesses 20 anos de ministério. A missão nos ensina muito. Temos que ser realistas que não é fácil, é cansativo, mas Deus é muito mais que tudo isso. Não fazemos pra Ele, pois sabemos que Deus nunca deixará de ser Deus se fizermos ou não alguma, mas fazemos pois sentimos que o Amor que Ele tem por nós é tão maravilhoso que não tem como guardar isso somente pra gente.



- Além da banda, vocês tem outra profissão? Tem alguém que se dedique integralmente à banda?
Tentamos ao máximo dividir tudo na banda. Um cuida da espiritualidade, outro dos arranjos, outro das finanças, outro da divulgação, outro da formação e assim vamos caminhando. O Miguel Ângelo, nosso guitarrista, é formado em música pela UniRio e só trabalha com música dando aulas em escolas e tocando com alguns cantores católicos quando é chamado e esta disponível. Ele já tocou com Adriana, Davidson, Ziza, Bom Pastor, dentre outros.

- Dá para conciliar trabalho e banda, como vocês administram o tempo?
RSRSRSR... É complicado mesmo, mas é como o Cristiano sempre fala “Deus nunca nos pede uma coisa que não podemos fazer.” Ele conhece nossa vida, nosso tempo e nos dá condições para administrá-la. Sim, já tivemos alguns conflitos, mas nada que não pudéssemos resolver.

- Como é o convívio de vocês fora da banda, como é a amizade dessa galera?
Muito legal. Freqüentamos as casa de todo mundo, saímos para festas, eventos, nos falamos pelo menos via e-mail todos os dias. Sempre tentamos ter uma coisa em nossa caminhada: Não somos um grupo que se junta pra tocar, mas, sim amigos que se juntam pra viver. Conhecemos os familiares de todos da banda e a história de cada um. Isso é muito bom.



- Vocês têm se apresentado em que lugares, em que eventos? Já estiveram aqui no nosso Estado?
Nossa agenda é bem intensa graças a Deus. Temos com regra na banda deixar sempre pelo menos um fim de semana livre por mês para família, descanso, etc... Temos meses com eventos em quase todos os fins de semana. Neste mês de maio, por exemplo, estamos tocamos em todos os fins de semana com exceção do primeiro. Estivemos já no Hallel de Franca, Maringá, aqui no estado do RJ tocamos muito em cidades como Bom Jesus de Itabapoana, Itaocara, Friburgo, Cordeiro, São Gonçalo, etc... Estivemos sim uma vez no Espírito Santo no evento IIº Baile com Cristo realizado no Salesiano em Vitória. Neste evento também tocaram as bandas Ciros, Bem Aventurada e Frutos de Medjugorje também do Rio de Janeiro.



- Como tem sido a receptividade das pessoas ao trabalho e a música da Banda Canto Novo?
Sempre muito legal. Temos uma característica que acho indispensável para os músicos. Nosso Deus é um Deus da alegria e procuramos viver isso em qualquer momento de nossas vidas. No palco estamos sempre em oração e vivendo essa alegria. Principalmente a alegria de saber que Deus nos que ali, que Deus nos usa pra amar, pra consolar, para alertar as pessoas que nos ouvem.



- Vocês vieram de um lar cristão? Se não, como chegaram até a igreja?
Alguns sim outros não. Miguel, Felipe, DJota e João vieram sim de famílias cristãs e católicas. A família da Luciana se converteu ainda quando ela era adolescente e a sua caminhada na igreja começou na Pastoral da Juventude. Cristiano vem de uma família com formação espírita, mas também na sua adolescência teve sua primeira experiência pessoal com Deus no EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo) alguns anos, mais tarde, conheceu a RCC. Sua família ainda não é cristã, mas sempre deu muita força pra ele. São amigos da banda e com certeza são alvos de nossas orações sempre.



- Foi preciso largar alguma coisa para escolher esse caminho junto a Banda Canto Novo?
Sim, de muitas coisas. Festas, baladas, descanso... Isso já não fazem parte de nossas vidas...rsrsr. São sacrifícios que valem a pena afinal fazemos por uma pessoa que nos deu tudo inclusive sua vida.



- Qual é a opinião da Banda Canto Novo, sobre os seguintes assuntos:
Casamento – Bênção, indispensável para família
Castidade – Necessário para a formação do ser humano, tudo tem seu tempo e seu momento. Mais uma vez repetimos “DEUS NÃO PEDE O QUE NÃO PODEO FAZER”
Aborto = MORTE, ASSASSINATO, CRUELDADE. Impossível aceitarmos isso quando vivemos em Cristo Jesus.
Drogas – Como dizemos na música Droga nenhuma “Eu não preciso beber, não preciso fumar pra ficar legal”. Tamo fora sempre!!!!



- Quais os contatos da Banda Canto Novo para eventos/missões?
Vamos aos contatos:
Twitter: @cantonovo
Site: www.bandacantonovo.com
e-mail para eventos: agenda@bandacantonovo.com
Orkut: Comunidade Banda Canto Novo
Perfil: Banda Canto Novo
Tel.: 21 – 2567-1854 – 7868-2484 – ID: 12*348



- As músicas da Banda Canto Novo, são tocadas na Radio América, qual a mensagem que vocês gostariam de deixar para toda esta galera que ouve e curte a música de vocês aqui na Rádio América 101,5 FM e 690 AM?
Estamos no mundo, mas não fazemos parte dele. Deus não nos criou para sermos apenas mais um ou uma coisa. O mundo nos oferece milhões de opções aparentemente fáceis e boas, mas não passam de mentiras e dores disfarçadas. Que cada dia da nossa vida seja um Canto Novo nos permitindo assim sempre estar perto do nosso Salvador e Senhor. Com Ele, com certeza, sempre seremos plenos de tudo que precisamos para viver neste mundo. Não se negue a ser filho de Deus.

2 comentários:

  1. Família abençoada! estão sempre cantando um CANTO NOVO ao SENHOR da VIDA! Parabéns! amo vocês! Não deram apenas uma Entrevista, mas, um Verdadeiro testemunho de amor e serviço a DEUS! Parabéns! Que o Espiríto Santo revigore cada dia mais a missão de vocês e com Ele, alcançem muitas almas para o Reino de DEUS!
    Show estas fotos. Bjs no coração - Zezé/RJ

    ResponderExcluir
  2. VI VOCÊS NO JOLEO E GOSTEI MUITO DA BANDA
    PARABÉNS PELA ENTREFA DA VIDA DE VOCÊS A CRISTO, LEVEM ATRAVEZ DA MÚSICA A PALAVRA DE DEUS PARA OS JOVENS.
    PARABÉNS MAIS UMA VEZ.

    OBRIGADA
    ADRIANA SOARES
    COMUNIDADE CATÓLICA MISSÃO EM TEU ALTAR

    ResponderExcluir