quinta-feira, 20 de maio de 2010

Estréia: Quadro"SOM & MÚSICA" com a BANDA ECCLESIS


Por: Júnior Ferreira - Equipe Amigos da América

Olá galera, Salve, salve!

Nesta entrevista exclusiva e mais que especial, abrindo esse novo quadro que chamaremos a partir de agora de “SOM & MÚSICA”, com vocês, esta galera ungida: BANDA ECCLESIS.



Acreditando no poder do Espírito Santo, evangelizando através da música a Banda Ecclesis foi fundada em 12 de fevereiro de 1998 na diocese de São José do Rio Preto - SP.

Quantos servos compõem a Banda Ecclesis? Quem são, o que fazem, idades? Casados? Solteiros?
A Banda Ecclesis, é composta por Anderson Ferreira (34) (Voz/Violão), Junior (29)(Contrabaixo), Marco Quadros (44) (Teclados), Mauro Silva (36) (Baterista) e Rogério Aquino (40) (Violão/Voz).
De todos os integrantes, apenas o Junior é solteiro, todos os outros são casados.




Qual a Paróquia vocês participam e quais os serviços vocês desenvolvem na igreja?
Nós participamos na Paróquia Santo Antonio de Lisboa, em São José do Rio Preto-SP. Temos trabalhos pastorais sim, além de ministrarmos a música, Anderson Ferreira, Marco Quadros e Rogério Aquino participam das Equipes de Nossa Senhora. O Rogério Aquino realiza um trabalho com a juventude na comunidade e orienta um grupo chamado Legião de Jesus, que conta hoje com a participação de 60 jovens, que se reúnem todos os sábados, e também, pertence ao Ministério de Comunicação Social da Renovação Carismática Católica.



O chamado é uma coisa única na vida de cada um, como se deu o chamado de vocês a missão através da Banda Ecclesis?
Rogério Aquino, Anderson Ferreira e Junior já participavam da Comunidade de Santo Antonio de Lisboa. Recebemos um convite em 1.998, para animarmos um encontro diocesano de catequese. Na oportunidade, convidamos o Mauro Silva e outras pessoas para formarmos o grupo para animar o evento. Deus despertou em nossos corações a vontade de continuarmos juntos, evangelizando as pessoas através da música.
O Marco Quadros entrou no grupo pouco tempo depois e estamos juntos até hoje.


Como vocês discerniram o nome para a banda de vocês e qual o significado dele?
Na verdade o primeiro nome da banda foi Dominus, mas pouco tempo depois, descobrimos que já existia uma banda como esse nome em Belo Horizonte. Então um dia, escolhemos o nome “Ecclesis”, que significa “Somos Igreja” e ele expressa o que realmente queremos ser.



Pra galera saber, qual o estilo musical da Banda Ecclesis?
Nosso estilo é Pop com uma mistura de MPB.



O trabalho da evangelização através da música é muito bem aceito entre os jovens por toda a igreja, qual o objetivo do trabalho e da música da Banda Ecclesis de vocês?
Nosso único objetivo é evangelizar, não só através da música, mas também com palestras de formação, textos que escrevemos para sites e jornais, entre outros trabalhos pastorais. Obviamente a música é o nosso maior chamado. Nós nos preocupamos muito com as letras, pois elas precisam ter uma mensagem clara, que fale dos valores cristãos, e nós chamamos isso de música mensagem. Além dessas, escrevemos canções para momentos de oração, de intimidade com Deus. Nós tocamos muito em lugares que estão fora da Igreja, como teatros, escolas e praças, então os dois tipos de música são importantes em nossa missão.



Vamos falar da discografia da Banda Ecclesis, este é o primeiro cd ou não? Falem mais ai pra gente.
Não. Nós temos outros dois discos, um gravado em 2002, chamado “Primeiro Passo” e outro instrumental, feito para momentos de meditação, lançado em 2004.



O cd “Boa-Nova-Música”, o mais recente da Banda Ecclesis, ousadamente pode ser baixado completo, gratuitamente no site da banda após breve cadastro, de onde nasceu esta idéia e por quê?
Na verdade disponibilizamos 93% gratuitamente. Nós regravamos a música “Utopia” de Pe. Zezinho, SCJ , porém ela está somente no disco oficial por questões de contrato. Disponibilizar um disco inédito na internet foi uma idéia que deu certo. Hoje somos muito conhecidos na internet. Pessoas não só no Brasil, mas em diversos outros países já baixaram nosso disco, então nosso objetivo de evangelizar em todos os lugares está sendo alcançado.



No dia 28 de abril de 2010, aconteceu em SP, na TV Século XXI, a premiação dos vencedores do Troféu Louvemos, um dos mais importantes da música católica brasileira, onde, através de voto popular a Banda Ecclesis, recebeu o premio de melhor cd independente. Como foi receber este presente de Deus? Qual a importância deste prêmio para a Banda Ecclesis?
Nunca nos preocupamos em buscar prêmios ou reconhecimento, apenas desejamos que nossas músicas pudessem chegar em muitos lugares. Ganhar o prêmio foi um grande presente de Deus à Ecclesis, apenas para nos mostrar que estamos no caminho certo. Foi muito importante, pois com certeza marcou a nossa história e está permitindo que muitas pessoas conheçam a nossa missão.



Como vocês avaliam a carreira de vocês como músicos da igreja?
Nós não pensamos em carreira, somos apenas missionários que estão a serviço de Deus e Ele vai nos levar onde quiser.



Sabemos que a missão por si só já exige bastante, além do serviço na banda, alguém tem outro trabalho fora da banda ou tem alguém que se dedique integralmente a ela?
Todos nós temos um trabalho e não vivemos da música.

Dá para conciliar trabalho e banda, dá pra administrar bem o tempo?
Temos conseguido conciliar o trabalho com a missão, mas dedicamos nossos finais de semana à evangelização, então temos sacrificado muitas coisas, mas vale à pena, com certeza!
O importante é que temos o total apoio de nossas famílias, que nos acompanham em todos os momentos.




Muita gente deve perguntar isto, mas vamos lá, vocês são amigos fora da banda, falem pra gente como é o convívio, a amizade de vocês.
Somos verdadeiramente irmãos, compartilhamos nossas alegrias e tristezas. Acreditamos que não estaríamos juntos até hoje se não houvesse um amor verdadeiro entre nós.

Em que eventos e locais a Banda Ecclesis tem se apresentado?
Em todos os lugares que nos convidam, paróquias, teatros, escolas, praças. Tocamos em eventos católicos da RCC, diocese, enfim onde houver um chamado de Deus.

Como tem sido a receptividade das pessoas ao trabalho e a música da Banda Ecclesis?
Ficamos impressionados com a grande aceitação das pessoas. Está sendo maravilhoso vê-las sendo tocadas por Deus através das canções!



Todos vocês vieram de um lar cristão?
Todos nós viemos de famílias católicas praticantes.



Foi preciso abdicar de alguma coisa para escolher esse caminho junto de Deus?
Toda pessoa que deseja seguir Jesus Cristo precisa deixar muitas coisas para trás.



Qual a opinião da galera da Banda Ecclesis a respeito dos seguintes assuntos: Casamento, castidade, aborto e drogas.
Nós procuramos seguir sempre as orientações que a Igreja nos passa através da Palavra de Deus e de seus documentos. O mundo se encontra na situação que está porque estão banalizando o casamento e conseqüentemente a família.Todos os dias vemos, novelas, filmes, revistas, entre outros meios, que promovem a pratica do sexo de qualquer jeito, com qualquer um.
Acreditamos que as pessoas podem ser felizes em um casamento cristão, e nós somos testemunhas disso, pois os quatro integrantes da banda que são casados, são felizes em suas vidas. Em relação ao aborto, nós somos contra. Quanto às drogas, elas têm destruído muitas vidas e nós precisamos lutar sempre para combatê-las. Esses assuntos são complexos e não dá para tratá-los aqui de forma simples, talvez em outra oportunidade podemos discutir cada um deles.



As músicas da Banda Ecclesis estão entre as mais pedidas e tocadas da Rádio América, qual a mensagem que vocês gostariam de deixar para esta galera que curte o som da banda aqui na programação da Rádio América 101,5 fm e 690 am?
Ficamos extremamente felizes em saber que as pessoas desse estado lindo estão curtindo nossas canções. Nós desejamos a cada um de vocês, que o Senhor Jesus derrame abundantes graças sobre suas vidas e esperamos em breve poder estar tocando aí ao vivo. Deus abençoe todos vocês!

Contatos da Banda Ecclesis para eventos e missões:
Nosso site é www.ecclesis.com.br
Nosso palco http://palcomp3.com/ecclesis
Nosso twitter http://twitter.com/ecclesis
Nosso telefone para shows (17) 3215 9199

Um comentário: