quarta-feira, 7 de julho de 2010

"SOM & MÚSICA" COM BANDA CANAL DA GRAÇA



Fonte: http://www.canaldagraca.com

PAPA BENTO XVI RECEBE EM MÃOS O CD "TOCANDO O CÉU", DA BANDA CANAL DA GRAÇA (23/02/2010)

Chegou às mãos de Bento XVI, em setembro de 2009, uma evangelização em forma de canção: o CD "Tocando o Céu", da Banda Canal da Graça.



Segundo trabalho do grupo, lançado pela gravadora católica CODIMUC, traz 12 faixas e tem também como destaques as faixas Anjo Guardião, que, com uma melodia cativante, fala da realidade dos anjos da guarda, e a adaptação de Faz Chover, grande sucesso da música religiosa, gravada por grandes nomes da música cristã, como Aline Barros e Oficina G3.

A carta, com o novo CD, foi enviada à Sua Santidade por Rafael de Angeli, vocalista e coordenador da banda.

Junto ao CD, o músico deixou uma carta aos cuidados de Sua Santidade, o Papa Bento XVI.

Seguem pequenos trechos da carta:

"Paz e alegria, querido Papa Bento XVI!

Venho, com muita emoção e gratidão, através desta carta, presentear-lhe com um CD “Tocando o Céu”, trabalho de evangelização feito com amor, carinho e muita oração, com músicas religiosas, católicas, da Banda Canal da Graça (www.canaldagraca.com) – ministério de música católico da Diocese de São Carlos, Estado de São Paulo, que tem Dom Paulo Sérgio Machado como Pastor Espiritual. O CD foi lançado pela gravadora católica CODIMUC, grande fonte de evangelização em todo o Brasil.

A Banda Canal da Graça é formada por jovens que caminham em comunhão com a Igreja Católica Apostólica Romana, levando, através das artes (música e dança), a Boa Nova da Salvação a todos os povos e nações, “até os confins do mundo” (Mt 28, 19-20).

Desejo, em Deus, que estas canções possam falar ao vosso coração, levá-lo a tocar o céu e aproximá-lo ainda mais da presença do Pai celestial, como tem acontecido em nossas vidas.

Despeço-me, implorando sua bênção a mim, à Banda Canal da Graça, às nossas famílias, amigos e a todos os brasileiros".

Com a graça de Deus a resposta não demorou a chegar, junto com duas cópias originais da foto autografada por nosso amado papa (acima):


"Exmo. Sr. Rafael de Angeli,

Mereceu o melhor apreço do Santo Padre o significativo presente que teve a amabilidade de oferecer junto à missiva do dia 24 de setembro passado.

Desempenho-me do encargo recebido de manifestar-lhe o agradecimento do Sumo Pontífice pelo presente e pelo que este quis significar de estima e devotamento à Sua Pessoa e de vivência fiel da adesão à Cátedra de Pedro e da comunhão eclesial; o qual corresponde invocando, sobre o senhor Rafael e quantos lhes são queridos, abundantes dons divinos que lhes sirvam de constante ajuda para orientar sempre as suas vidas pelos ideais cristãos. Como confirmação destes votos e prova de Sua benevolência, Sua Santidade o Papa Bento XVI concede-lhes a Sua Bênção Apostólica.

Aproveito o ensejo para lhe afirmar sentimentos de fraterna estima no Senhor.

Mons. Peter B. Wells - Asssessor
Secretaria de Estado do Vaticano".



"Sinto-me agraciado e abençoado! Em 2004 tive a graça de conhecer ao vivo ´São´ João Paulo II, o qual também recebeu o primeiro CD do Canal da Graça. No final de 2005 o mesmo CD chegou também às mãos do novo Papa. Agora com o novo CD chegando também às mãos de nosso amado Papa Bento XVI, Deus dá continuidade à Obra realizada através do nosso ministério. Ter a bênção do sucessor de Pedro, para mim, completa nossa missão, com um toque todo especial... Por isso faço questão de nossos pontífices conhecerem, orarem e abençoarem todo o nosso trabalho de evangelização", comenta Rafael, muito emocionado, após ler a carta, recebida no início de 2010.

“Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações”. (At 2, 42)

Como ensina o Catecismo da Igreja Católica: “Deus, na sua imensa misericórdia, nunca se cansa de atrair o homem para si e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e felicidade que não cessa de procurar” (CIC, 27) e cremos que nossa história é mais ou menos desta forma...

Rafael de Angeli, em um Retiro de Carnaval com a Comunidade Magnificat, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Araraquara-SP, no ano de 1996, ao ter contato com o ministério de música Éfattha, foi tocado também a evangelizar através da música. Voltando à sua paróquia, São João Batista (na época), juntamente com alguns amigos, criou um grupo de música religiosa.



Pelos vários jovens que começaram a participar da missa das crianças desta paróquia, o grupo conquistou seu lugar dentro da comunidade, ganhando, em 1997, a "missa dos jovens", liturgia voltada a esta geração, nas manhãs dominicais.

Do grupo de música, em março de 1997, Jesus concedeu um nome: CANAL DA GRAÇA, chamando-os para serem "canais da graça" do Seu amor, para uma missão especial que ainda, com certeza, iria conceder.

O tempo passava... Muitas pessoas desistiam no meio do caminho pelos mais diversos motivos. Uns chegavam e tão logo se esvaeciam pelas estradas da vida, porém novos apareciam com uma ânsia louca de servir a Deus, na busca incessante da felicidade e da verdade que somente Nele havemos de encontrar.

Você conhece a Banda Canal da graça?



Tudo acontecia de uma forma simples, mas ordenada, pois Deus sabia da capacidade e dos limites de cada um. Aos poucos ia moldando, cada vez mais, um a um à Sua imagem e semelhança.

Foi através de convites, vindos de diversos lugares do Brasil, que o Senhor foi confiando a missão do Canal da Graça: missas, retiros, formaturas, encontros, Hallel, bailes cristãos, shows, entre outros eventos, instrumentos de Sua evangelização.



O carisma do Canal da Graça foi, ao longo do tempo, confirmado por Deus: “reconciliar-se com o Senhor através de sua imensa Misericórdia e descobrir a verdadeira Alegria Divina mediante a experiência profunda com o Santíssimo Sacramento na Adoração (adorar ao Senhor na alegria de Sua misericórdia)”.

Composto pela tríade (os três "pilares" principais: alegria, adoração e misericórdia), o carisma é a força que une e fortalece todos os membros na caminhada, afastando as forças deste mundo que concorrem para a perdição e morte dos filhos de Deus, bem como o aniquilamento da fé e um esfriamento da confiança em Deus como Pai: “Reinou uma Alegria imensa entre o povo e o opróbrio das nações foi afastado”. (I Mac 4, 58)



Em 2003, um dos sonhos de Deus começou a ser realizado: o início das gravações de um CD, que aos poucos foi tomando forma, constituindo-se pelas diversas e ricas canções de irmãos que acreditaram no Canal da Graça... E, por fim, a confirmação, “Coragem! Eu venci o mundo” (Jo 16, 33c).



O CD “Coragem!”, gravado sem muitos recursos financeiros e tecnológicos, e lançado de forma independente no 2º semestre de 2004, contou com participações especiais da Banda Vida Reluz e das cantoras Jean e Shirley Castro. O CD foi o princípio da grande Obra que o Senhor prometeu enriquecer com Suas bênçãos.



Para a divulgação e propagação desta palavra de Deus musicada, o ministério participou de diversos programas no rádio, na Internet e na TV, o que abriu portas para apresentações em grandes eventos do Brasil, como show no palco central do Hallel de Franca-SP (setembro de 2006), um dos maiores eventos de música católica da América Latina.



No início de 2004, Rafael de Angeli, atual coordenador e também vocalista do ministério, foi convidado pela Renovação Carismática Católica de sua cidade para assumir também a coordenação regional do Ministério de Música e Artes (antiga secretaria DAVI) que se dedica à formação, oferecendo subsídios para a santificação dos ministros de música da região. Visa a formação espiritual, humana e musical daqueles que são chamados a essa forma de arte. Com ela "recarregamos as energias espirituais" de cada integrante e fortalecemos os ministérios como um todo.

Nos anos de 2006 e 2007, o Canal da Graça passou a acompanhar, com seu instrumental e back vocals, os cantores Celina Borges, em seus shows no Estado de SP e sul de MG, e Padre Fábio de Melo, grande ícone atual da música católica no Brasil, em seus shows no Interior do Estado de SP. Grandes presentes de Deus e um forte crescimento técnico e espiritual para o ministério.

No início de 2007, a convite de Padre Afonso Savassa, o Canal da Graça passou a animar a missa dos jovens, aos domingos, às 17h30, na Igreja de Santa Cruz, cartão-postal da cidade de Araraquara, onde permanecem atualmente.



"Deus jamais inspiraria tantos desejos em meu coração se não fosse realizar". (Santa Terezinha do Menino Jesus)

Em 2009, muito mais amadurecido em técnica e em unção, devido à espiritualidade vivenciada e adquirida pelo ministério ao longo de 13 anos, o Canal da Graça lança seu segundo CD, “Tocando o Céu”, agora pela CODIMUC, gravadora de maior expressão na música católica do Brasil, trazendo canções próprias que remetem ao poder celeste que há em nossas vidas quando estamos em sintonia com o Criador.



O CD conta com arranjos de Adelso Freire (Banda Giom) e Marcelo Duarte, vocalista da Banda Anjos de Resgate e traz participações mais que especiais de cantores já consagrados na música religiosa e que partilham suas vidas com a missão do ministério: Celina Borges e Flavinho, da Comunidade Canção Nova.

TROFÉU LOUVEMOS - BANDA CANAL DA GRAÇA É PREMIADA (29/04/2010)



A banda Canal da Graça foi premiada no 2º Troféu Louvemos o Senhor, promovido pela Associação do Senhor Jesus. A cerimônia de entrega da premiação aconteceu nesta quarta-feira (28), nos estúdios da TV Século 21, em Valinhos (SP).



A banda Canal da Graça, indicada em cinco categorias, foi premiada com o troféu de Revelação Feminina, pelo trabalho da vocalista Patrícia Romania, no CD Tocando o Céu. A vencedora foi escolhida pelo juri oficial do evento. Patrícia também havia sido indicada em mais duas categorias: Melhor Cantora e Melhor Intérprete Feminino. A banda concorreu ainda a Melhor Banda e Melhor Álbum Pop.



Apresentada pelo Frei Rinaldo e pela cantora Vera Lúcia, a cerimônia de entrega do prêmio contou com a apresentação de um grupo de dança, interpretando as canções que concorreram ao troféu de Música do Ano. O cantor Eugênio Jorge completou as apresentações, encerrando a cerimônia.

Canal da Graça levou o prêmio de Revelação Feminina, pelo trabalho da vocalista Patrícia Romania.



Galeria de fotos do Troféu Louvemos 2010
Confira todos os vencedores:


Melhor Música do Ano – Tudo é do Pai (Frederico Cruz)
Melhor Música para Santa Missa – Incendeia minha Alma (Rogério/Júlio César)
Melhor Cantor – Guilherme de Sá (Banda Rosa de Saron)
Melhor Cantora – Adriana
Melhor CD Independente – CD Boa Nova (Banda Ecclesis)
Melhor Banda – Banda Rosa de Saron
Melhor Intérprete Feminino – Celina Borges
Melhor Intérprete Masculino – Guilherme de Sá (Banda Rosa de Saron)
Revelação Feminina – Patrícia Romania (Banda Canal da Graça)
Revelação Masculina – Fábio Augusto
Destaque do Ano – Pe. Fábio de Melo
Melhor Álbum Alternativo – CD Reverso (Banda The Flanders)
Melhor Álbum de Rock – CD Voz do Meu Silêncio (Banda Via 33)
Melhor Álbum Pop – CD Voz do Meu Silêncio (Banda Via 33)
Melhor Compositor – Pe. Fábio de Melo e Celina Borges
Melhor Grupo Vocal – Cantores de Deus
Melhor Coletânea – CD Ao vivo em Brasília (Anjos de Resgate) e CD Milagres (Adriana)

2 comentários:

  1. adorooooooooooo essa banda
    ela é muito abençoada
    parabéns galeraaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  2. conheci a banda ontem, ao cessar o site de músicas católicas, e amei. são músicas que nos levam a Deus.
    que o senhor guie sempre o caminho de vocês. Deus vos abençõe.

    ResponderExcluir